quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Em momentos de crise surgem as boas idéias, diz guru da publicidade


“Agora, quando todos estão parados e com medo, é que você pode construir coisas que valham a pena”, disse Seth Godin na palestra “Fuja do sundae de almôndegas: como ter sucesso num mundo dominado pelo Google”, que aconteceu nesta quarta-feira no Digital Age 2.0, em São Paulo.

A resposta veio durante a sessão de perguntas sobre como se destacar durante uma crise financeira como a que está acontecendo.

Godin, um marqueteiro quase performático (exemplificou como uma empresa de meias pode fazer sucesso exibindo um pé de cada cor), argumenta que, para se destacar na web, é mais importante ter um produto que faça as pessoas comentarem umas com as outras do que fazer grandes investimentos publicitários.

Ele diz que também é importante manter uma comunicação direta com os clientes e facilitar que eles se comuniquem.

“Com a chegada da TV, a vida se resumia a três grandes tribos: trabalho, igreja e comunidade [ou bairro]. As outras tribos estavam sumindo. Como as pessoas estão parando de ver TV, essas tribos estão ressurgindo (...) e carecem de lideranças, de gente e empresas que façam algo acontecer”, diz Godin.

Isso significa que, atualmente, grupos se reúnem em torno de outros interesses comuns, como músicas que gostam, atividades esportivas, hobbies (colecionadores de gibis, pessoas que fazem crochê, pessoas que colecionam selos), e a Internet é uma ferramenta poderosa para unir essas pessoas.

É aí que entram as redes sociais, onde as empresas querem entrar e influenciar quase a qualquer custo. Segundo Godin, esses espaços que não devem ser invadidos pelas empresas como anúncios comuns, mas conquistados — e só conquista aqueles que tiverem uma boa história para contar, porque “os consumidores não compram commodities, compram uma história”.

“As redes sociais são ouro para quem tiver uma boa história, para quem tiver algo para dizer que valha a pena espalhar. As únicas empresas preocupadas [em entrar a qualquer custo nas redes] são as marcas chatas e cheias de dinheiro.”

Godin fundou uma das primeiras empresas de marketing e online e é uma espécie de “Paulo Coelho” dos livros de negócios, com 10 best sellers —entre eles “Tribes” (tribos), “Meatballs sundae” (sundae de almôndegas) e “All marketers are liars” (todos os marqueteiros são mentirosos).

Houve comentários no Twitter de que a apresentação de Godin foi simplesmente um resumo de seus livros e, para seus leitores assíduos, não houve nenhuma novidade.

Para baixar os livros dele, acesse seu blog. Não se preocupe: não é pirataria. ;-)

Para ver a história das meias e outro ponto de vista da palestra de Seth Godin, visite o IDG Now!

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