


Hoje começa a feira que é considerada por alguns como a melhor feira de consumo eletrônico do mundo, a Combined Exhibition of Advanced Technologies (tradução livre para Exibição Combinada de Tecnologias Avançadas), ou simplesmente Ceatec, que acontece até sexta-feira em Chiba, no Japão, pertinho da capital Tóquio.
É previsto que seja exibido o que há de mais novo no que se refere a robôs, celulares e TVs.
Uma das novidades é a Cell TV da Toshiba, uma televisão que tem um processador Cell, a mesma arquitetura usada no chip do Playstation 3 (mas com menos núcleos de processamento). O processador pode ser usado para várias coisas, como rodar programas, mas está sendo demonstrada como filtro para melhorar a qualidade da imagem.
Panasonic está prometendo um sistema de home theater com TV de plasma de alta definição e em 3D. Mas não é a única a mostrar uma TV 3D. Nós podemos esperar produtos 3D da Sanyo, Sony, Fujitsu e Mitsubishi e eles não serão apenas TVs do tamanho de paredes; é provável que sejam apresentadas pequenas telas 3D para celulares ou tocadores de mídia portáteis.
E por falar em celular, a Nissan, Sharp e a operadora de celular japonesa NTT DoCoMo irão exibir um celular que funcionará como chave eletrônica para ligar um carro.
Por enquanto, o celular é apenas um protótipo, mas a expectativa é que a distribuição comercial comece a ser feita em 2009.
A operadora DoCoMo e a Fujitsu estão apresentando um celular conceito que permite separar a tela do teclado. As duas partes ficam presas por imãs e se comunicam via Bluetooth. Elas podem ser encaixadas tanto como um tradicional telefone com flip ou sobrepostas de modo que uma face deslize sobre a outra, como o TouchPro, da HTC.
Outra fabricante de telefone planeja anunciar um aparelho que monitora as batidas do seu coração e tem um recurso que avisa se você tiver com a respiração errada.
E ainda há os robôs: o destaque é a Seiko-chan, um robô feminino da Murata Manufacturing que usa monociclo. A monociclista mede 50 centímetros, pesa 5 quilos e possui dois sensores acoplados para que possa se manter equilibrada.
As tecnologia ecologicamente corretas também terão destaque. Entre elas, está a solução da Panasonic para instalar gerador de hidrogênio nas casas. Essas unidades produzem hidrogênio a partir de gás natural. O hidrogênio que oferecem energia a casas. Versões de testes chegaram há poucos anos, mas agora estas unidades estão sendo disponibilizadas em grande quantidade.
A feira é enorme: neste ano, estarão presentes 804 exibidores e cerca de 210 mil visitantes deverão passar pela exposição. No ano passado, o total foi cerca de 206 mil pessoas.
CES 2008: tendência é conexão entre TV, PC, celulares e gadgets
IFA 2008: veja fotos de televisores apresentados na feira
Uma das diferenças da Ceatec é que a maioria dos produtos apresentados na feira chegarão no marcado ainda neste ano, observa a CNET. Em comparação, os produtos apresentados em janeiro na feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, só começam a chegar ao mercado no final do ano — mercado europeu e asiático. Para o mercado brasileiro, eles podem demorar mais de dois anos para chegar. Quando chega.Por Camila Rodrigues da uol tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário