
Patente do Google permitirá que usuário escolha serviço diferente cada vez que se conectar
Maior flexibilidade de escolha no acesso à Internet em dispositivos móveis: esse é o objetivo da nova patente do Google, publicada na última quinta-feira, dia 25 de setembro.
O registro consiste em um sistema que permita que qualquer dispositivo móvel, em vez de se conectar a uma rede contratada, tenha acesso a todas as redes disponíveis em um ponto geográfico e, desta forma, o usuário possa escolher a qual operadora quer se conectar, conforme preço e condições, segundo a New Scientist.
Os usuários poderão escolher a oferta manualmente, e não há restrições em relação às tecnologias a que ele poderá ser conectado, a não ser as limitações do aparelho.
A patente não específica a tecnologia, ou seja, ela pode ser aplicada à 3G, Wi-Fi, WiMax, ou qualquer outro tipo de conexão à Internet.
Esse sistema aliado à tendência de os celulares serem vendidos desbloqueados e ao aumento do número de locais em que se disponibiliza Internet gratuita deverá iniciar uma verdadeira revolução no modelo de telefonia e Internet móvel atual. É mais um primeiro indicador de que as operadoras terão de mudar suas ofertas para poderem sobreviver.
O pedido de patente foi realizado em março de 2007 e publicado dois dias após o lançamento do primeiro telefone com software do Google.
Segundo a Google o novo sistema irá abalar a concorrência, veremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário