
Nokia contra-ataca o iPhone com o "Tube"
Resposta da empresa ao smartphone da Apple pode ser anunciada oficialmente daqui a uma semana. Aparelho teria câmera de 3.2 MP, GPS, memória expansível a até 16 Gb e tela sensível ao toque
Não é segredo que a Nokia, assim como todas as outras fabricantes de telefones celulares, prepara um "concorrente" à altura do iPhone, da Apple. O aparelho até já "deu as caras", embora rapidamente, em duas ocasiões: com certo destaque em um vídeo divulgado pela Nokia em agosto do ano passado, e mais recentemente no filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas", onde o personagem Lucius Fox, interpretado pelo ator Morgan Freeman, aparece usando um aparelho da Nokia que, no mínimo, é fortemente inspirado no mesmo conceito.
O que não se sabia, até agora, era quando o aparelho seria lançado, e quais recursos teria. Mas o site tcheco Mobil.cz, especializado em telefonia celular, diz ter a resposta: segundo artigo publicado recentemente, a Nokia irá lançar o "Tube", ou mais oficialmente Nokia 5800 Xpress Music, no próximo dia 2 de Outubro, em um evento em Londres. O aparelho chegaria às lojas apenas no início de 2009 e seria o primeiro telefone baseado na plataforma S60 (que atualmente forma a base para os aparelhos "top" da Nokia) equipado com uma tela de toque.
De acordo com os rumores, o aparelho seria um celular GSM 3G Quad-Banda, medindo 11,1 x 5,2 x 1,55 cm, pesando 109 gramas. A tela, sensível ao toque (mas sem multi-toque) e operada com uma caneta, como nos PDAs e smartphones mais tradicionais, seria menor que a do iPhone: 3.2 polegadas, contra 3.5 polegadas no aparelho da Apple, mas com resolução muito mais alta, de 360 x 640 pixels.
O "Tube" também teria uma câmera de 3.2 MP com dual-flash, capacidade de gravar filmes com resolução VGA a 30 quadros por segundo, A-GPS, Wi-Fi, conector para fones de ouvido, saída para TV e Bluetooth estéreo. A memória interna seria de 150 MB, expansível com cartões MicroSD de até 16 GB. Um cartão de 8 GB estaria incluso na embalagem.
Um dos principais fatores do sucesso do iPhone não é o hardware, que pode pode ser considerado "fraco" em comparação a outros modelos no mercado, mas sim o software, intuitivo e com vários recursos inovadores. A Nokia parece saber disso, e pretende contra-atacar com uma versão do Symbian OS customizada para a tela de toque. A plataforma já tem boa integração com a internet: seu navegador, por exemplo, é baseado no Webkit, mesma fundação sobre a qual a Apple constrói suas versões do navegador Safari para Macs, PCs e iPhone/iPod Touch.
A Nokia é, atualmente, a maior fabricante de telefones celulares em todo o mundo. A Apple, novata nesta área, vem tendo sucesso com seu iPhone, atualmente na segunda geração (com o modelo iPhone 3G) e comercializado em 45 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário